5 técnicas para lidar com prazos e pressão no trabalho

Se você faz parte do grupo que ainda acredita não ser capaz de trabalhar com prazos, aqui vão 5 técnicas infalíveis.

A maior parte dos profissionais precisam trabalhar sob pressão e lidar com prazos apertados, demandas imprevisíveis, problemas de desempenho entre outros desafios que vão surgindo de um dia para o outro. Administrar tudo isso é difícil, mas é também indispensável para quem quer crescer profissionalmente e ainda se manter saudável e produtivo.

Diante disso, nós da Avanti Rh, listamos algumas dicas para que você consiga trabalhar e produzir mais, apresentando excelentes resultados. Confira!

 

1) Não entre em pânico

Ter medo é saudável porque evita que você tome atitudes precipitadas, mas o pânico paralisa e isso não é bom. Entenda os prazos como uma oportunidade de testar seus limites, conhecer seu potencial e aprimorar ou desenvolver competências e habilidades, e não como um acontecimento que veio para complicar o seu dia. Encare sempre como um novo desafio.

2) Divida a resolução em etapas

Ao fragmentar o problema, verá que é possível que você passe a enxergá-lo como algo menos assustador e possível de ser resolvido. Utilize a velha e boa agenda, anote tudo o que precisa ser feito por prioridades e divida o seu tempo para evitar atrasos.

É interessante ao fim de cada tarefa inserir um ok, para não se perder em meio a outras demandas.

3) Se possível, mapeie pessoas que possam te ajudar

Ao distribuir responsabilidades, você terá a real sensação de que algo está sendo feito, e em ritmo mais acelerado que se estivesse somente dependendo da sua ação. ⠀

Conte com a colaboração de colegas de trabalho. Mas lembre-se, não é legal sobrecarregar ninguém, então antes de pedir favores, verifique a disponibilidade.

4) Busque ações corretivas

Quando o problema estiver resolvido, busque entender se há necessidade de melhorias nos processos para que a questão não volte a se repetir. Se possível, busque conversar com profissionais da área para a troca de informações e experiências.

5) Tenha uma boa noite de sono

Quanto mais sobrecarregado você estiver, menos irá produzir no trabalho. Além disso, o estresse pode acarretar inclusive em doenças. A dica é separar o seu dia por horários! Crie uma rotina para o horário de trabalho, atividades físicas, lazer, e principalmente, para uma boa noite de sono. Desconecte-se da internet, deixe os problemas do trabalho fora do quarto e durma bem! Você irá perceber que descansado, a sua produção irá render muito mais.

 

Continue acompanhando o nosso blog. Por aqui, você sempre fica bem informado sobre o mundo corporativo, com dicas valiosas para você se destacar no mercado de trabalho.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Mais lidos

Fique por dentro!

Assine nossa Newsletter e receba as novidades em primeira mão

Não compartilhamos seus dados com terceiros.

Continue a leitura

Outros posts desta mesma categoria

4 dicas sobre liderança de equipes

Um dos maiores desafios das empresas é encontrar profissionais com a capacidade de liderança bem desenvolvida. Por isso, entender como liderar uma equipe pode ser