As vantagens de investir em jovens talentos

Na hora de recrutar um profissional para a sua empresa surgem muitas dúvidas. Que tipo de profissional a empresa precisa? Qual cargo irá ocupar? Quais são as qualificações necessárias? E um processo complexo e trabalhoso.

Mas você sabe quais são os benefícios de oferecer oportunidades a jovens talentos? Hoje, trouxemos algumas vantagens de tê-los em sua empresa. Acompanhe!

 

Jovens talentos acrescentam mais criatividade, energia, capacidade de solução, conhecimento e diversidade às organizações. Mas sua inserção no mercado de trabalho, e principalmente sua permanência, nem sempre é um processo simples. Por este motivo, as empresas precisam saber quais são as responsabilidades envolvidas no desenvolvimento desses profissionais.

A falta de experiência é suprida pela força de vontade de aprender. Muitas vezes, as companhias precisam de ideias novas e de pessoas com vontade de fazer a diferença. Confira os benefícios!

 

Disposição e energia

Os jovens funcionários podem trazer uma nova perspectiva e uma maneira diferente de pensar para o seu negócio. A maioria dos jovens trabalhadores está ansiosa por aprender, construir sua experiência e aplicar suas habilidades na força de trabalho. Esse entusiasmo é ótimo para a formação de equipes e para a produtividade no local de trabalho. Funcionários mais jovens também lhe darão uma vantagem se você quiser atingir o mercado da geração Y, pois eles entendem como alcançar e se comunicar com o este público-alvo.

 

Melhor aproveitamento de recursos

No geral, os salários de um jovem funcionário têm um custo menor que o de um trabalhador mais experiente. Isso significa que as empresas podem liberar funcionários sêniores para trabalhar em nível estratégico e atribuir cargos básicos aos mais jovens. Existem também opções para estágios formais que podem ser de grande benefício, tanto para os empregadores quanto para os jovens talentos.

 

Programa de estágio contribui para boa imagem empresarial

Ser reconhecida como uma organização que dá chances para jovens talentos se firmarem no mercado contribui para a construção de uma boa imagem empresarial. A sociedade entende os programas de estágio como uma forma da companhia ajudar a formar novas gerações de profissionais.

Porém, é essencial que esses programas sejam pautados pela seriedade e valorização dos jovens. Cada vez mais, os estágios têm se apresentado como boas oportunidades para o crescimento de profissionais talentosos.

 

Molde o colaborador ideal para a sua empresa

Os jovens talentos quase sempre chegam “crus” (sem ter trabalhado em outros lugares), o que faz com que não tenham vícios adquiridos em outras companhias, e estejam suscetíveis a se moldar ao perfil organizacional. Uma pesquisa realizada por uma empresa especializada em estágios, chegou ao resultado de que 67% dos estagiários foram efetivados.

Ter a possibilidade de preparar o jovem ao longo da sua trajetória para que assuma responsabilidades maiores e tenha poder de decisão no futuro, ajuda a fugir de contratações equivocadas. Os gastos do setor de recursos humanos com processos seletivos para encontrar profissionais adequados para diferentes cargos podem ser reduzidos tendo talentos de casa.

 

Viu só como é vantajoso investir em jovens talentos? A Avanti RH pode te ajudar a encontrá-los. Prestamos diversos serviços na área de recursos humanos, consultoria, recrutamento, seleção de candidatos, e muitos outros. Conheça nosso trabalho.

 

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Mais lidos

Fique por dentro!

Assine nossa Newsletter e receba as novidades em primeira mão

Não compartilhamos seus dados com terceiros.

Continue a leitura

Outros posts desta mesma categoria

4 dicas sobre liderança de equipes

Um dos maiores desafios das empresas é encontrar profissionais com a capacidade de liderança bem desenvolvida. Por isso, entender como liderar uma equipe pode ser