Como administrar o tempo: 4 dicas para empreendedores

Trouxemos dicas fundamentais para você administrar o seu tempo e produzir melhor.

O tempo nos dias de hoje é artigo de luxo, concorda? Principalmente para empreendedores, saber administrar o tempo impacta diretamente no sucesso de qualquer negócio. Porém, mesmo sabendo disso, a dificuldade em lidar com esse desafio permanece. Isso não é só porque administrar as horas exige, realmente, um investimento pessoal, algum conhecimento também é necessário.

Elencamos algumas técnicas que auxiliam nessa missão que, embora sejam simples, precisam ser seguidas cotidianamente. Saber como administrar o tempo não é difícil, mas exige certa disciplina. Confira as dicas exclusivas da Avanti RH e se prepare para ser mais produtivo em seu dia a dia!

 

1- Planeje estratégias a longo prazo

É verdade que a vida é cheia de imprevistos e surpresas. Entretanto, existem algumas tarefas e obrigações que são de longo prazo. São essas tarefas que você deverá organizar em um planejamento geral.

Além de prever os horários para as atividades recorrentes, você deve planejar também as tarefas pontuais do decorrer do ano. Dessa maneira, esse planejamento irá te ajudar a organizar o dia a dia conforme surjam atividades eventuais e imprevistos.

2- Seja organizado, liste suas tarefas diárias

Além de ter um planejamento de longo prazo, é importante que você realize o exercício diário de listar suas atividades. Isso não apenas te auxilia a incluir o que é eventual na sua rotina, como também a organizar os horários e entender o volume de tarefas cotidianas a serem executadas.

Fora isso, você deve deixar uma parte da agenda livre. Essa é uma ótima maneira de incluir na sua rotina um tempo para os imprevistos. Caso eles não ocorram, você pode usar esse tempinho a mais para o lazer e entretenimento.

3- Dê preferência sempre para as demandas mais urgentes

Administrar o tempo envolve mais do que conhecer e organizar as suas tarefas no decorrer do dia. Diz respeito também a entender o que é urgente, o que tem uma importância moderada e o que pode esperar.

Diante dessa consciência você deverá estabelecer uma hierarquia das suas atividades mais importantes. Sendo assim, diante dos imprevistos e das mudanças que ocorrerem, você saberá ao que é fundamental se dedicar, evitando entrar em uma rotina exaustiva e sempre incompleta.

4- Não procrastine, o seu sucesso depende de você

Uma das coisas que mais compromete o aproveitamento do tempo e a produtividade é a distração. Atualmente, as redes sociais estão no topo da lista nesse sentido. Dessa maneira, quando for realizar uma tarefa, tenha disciplina para se concentrar nela! Se necessário, desative alarmes e outros recursos que poderão desviar a sua atenção.

 

Listamos algumas das inúmeras dicas que podem ser aplicadas no seu dia a dia para ser mais produtivo e aproveitar melhor o seu tempo. Siga essas recomendações, mas não se cobre tanto! Terá dias que a produção não irá tão bem e o horário irá comprometer certas demandas, mas, tudo bem. Afinal, você é humano e temos nossas falhas. Só atenção para não tornar este hábito cotidiano e assim no dia seguinte recompense esse dia em que a produção não foi satisfatória. Combinado?

Continue acompanhando o nosso blog. Por aqui, você sempre fica bem informado sobre o mundo corporativo, com dicas valiosas para você se destacar.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Mais lidos

Fique por dentro!

Assine nossa Newsletter e receba as novidades em primeira mão

Não compartilhamos seus dados com terceiros.

Continue a leitura

Outros posts desta mesma categoria

4 dicas sobre liderança de equipes

Um dos maiores desafios das empresas é encontrar profissionais com a capacidade de liderança bem desenvolvida. Por isso, entender como liderar uma equipe pode ser