Dicas para iniciantes: como conseguir o meu primeiro emprego?

A conquista do primeiro emprego é uma missão desafiadora para muitos jovens recém-formados. Confira dicas que vão te ajudar a ganhar experiência!

Diploma na mão, bate aquela dúvida: e agora, como vou conseguir um emprego na área e ganhar experiência? Essa é uma pergunta muito frequente entre estudantes de todo o país.

Pensando nisso, nós da Avanti RH, listamos algumas dicas para que você se prepare para ingressar no mercado de trabalho com confiança. Confira!

 

1 – Acione os seus contatos

Professores, amigos, familiares, chefes de estágio, não tenha vergonha, peça oportunidade para todos do seu ciclo social. Mostre o seu interesse em garantir um emprego e deixe currículos por onde for.

2 – Currículo bem montado

Estruture a sua apresentação, atenção aos erros de português, deixe seus contatos, experiências em estágios, voluntariados, etc. Caso não tenha nenhum contato com o trabalho, faça uma carta de apresentação, listando seus objetivos, sua personalidade e seu empenho em ingressar na empresa. Seja criativo!

3 – Planeje-se antes para o mercado

Enquanto está na faculdade, ou ensino médio, busque estágios em diversos segmentos e até mesmo empregos onde aceitam menores aprendizes. Essa é uma excelente forma de ter o que apresentar aos seus futuros gestores. Além disso, você terá uma visão ampla do mercado de trabalho, aprendendo sobre regras, horários, metas, etc.

4 – Invista em conhecimento

Uma das melhores alternativas para se destacar em meio a um mercado competitivo é ter qualificações. Na internet, você encontra inúmeros cursos gratuitos de capacitação. Faça vários, aprenda sobre outros nichos, afinal, conhecimento é a única coisa que ninguém nunca poderá tirar de você.

5 – Esteja preparado para a entrevista

A autenticidade deve estar presente em todo o momento, seja você mesmo e nunca minta sobre sua personalidade ou qualificação. Não tenha vergonha de dizer que está começando, tenha calma e saiba onde quer chegar! Mostre segurança e esteja apresentável, afinal, a primeira impressão é a que fica.

Encare a entrevista como uma conversa. Lembre-se de chegar ao menos uns 15 minutos antes do combinado, demonstre interesse e principalmente compromisso.

6 – Persistência é a chave para o sucesso

O segredo para se dar bem no mercado de trabalho é nunca desistir. Durante seu percurso em busca de um emprego você vai ouvir alguns nãos, vai ser rejeitado em alguns cargos, e nem sequer será chamado para entrevista em um ou outro momento. Não se deixe abater por isso, todo profissional bem sucedido já passou por algo similar.

 

Conheça a Avanti RH. Prestamos diversos serviços na área de recursos humanos como consultoria, recrutamento, seleção de candidatos, e muitos outros. Acompanhe nosso site e blog, assim, você ficará bem informado sobre o mundo coorporativo, e também sobre as vagas de emprego disponíveis. Nossa missão é ajudar as empresas a encontrarem o funcionário ideal, quem sabe este não é você?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Mais lidos

Fique por dentro!

Assine nossa Newsletter e receba as novidades em primeira mão

Não compartilhamos seus dados com terceiros.

Continue a leitura

Outros posts desta mesma categoria

4 dicas sobre liderança de equipes

Um dos maiores desafios das empresas é encontrar profissionais com a capacidade de liderança bem desenvolvida. Por isso, entender como liderar uma equipe pode ser