Dicas para iniciantes: como montar um currículo atraente e se destacar no mercado de trabalho?

Em busca do primeiro emprego? Então confira essas recomendações para sair na frente dos seus concorrentes

Quando se inicia a vida profissional é comum ter muitos medos e incertezas. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e estar preparado é a chave do sucesso para se destacar. Acompanhe o artigo e conheça algumas dicas essenciais para ter um currículo perfeito e conseguir a tão sonhada vaga de emprego.

 

1 – Seja básico na construção do currículo e liste seus objetivos

A menos que você seja da área de design, não enfeite demais o seu currículo, neste caso, menos é mais. Utilize fontes tradicionais na cor preta e em tamanho legível. Para facilitar a leitura, use um espaçamento consistente e experimente com itálicos, sublinhados e negritos para destaque. Conclua exportando o documento no formato PDF, para não perder a formatação. Logo após seus contatos pessoais, descreva seu objetivo em uma ou duas frases. Deve ser algo curto, simples e refletir brevemente sua expertise.

2 – Preencha com a sua experiência

A ordem cronológica deve ser inversa, do posto atual ou mais recente ao mais antigo. Se estiver na mesma função há vários anos, invista em mais espaço para mostrar como cresceu por lá.

Caso não tenha nenhuma experiência, liste seus interesses pela vaga, como você ainda não tem experiência de trabalho, preste bastante atenção nesta etapa. Um bom currículo deve apresentar um direcionamento para o cargo ou setor desejado, de forma em que a empresa entenda qual é a sua área de interesse e consiga aproveitá-lo do melhor modo possível. Aqui, uma dica é fazer um exercício de autoconhecimento.

Analise as suas habilidades para compreender qual cargo é o mais apropriado para você. Por exemplo, caso tenha facilidade em lidar com o público, pode ser que uma posição de assistente de vendas combine com seu perfil. No entanto, se prefere ficar “nos bastidores” e lidar com números e documentos, por exemplo, pode ser um bom auxiliar administrativo.

3 – Destaque o estudo e as qualificações

Neste campo é fundamental detalhar sua formação, destaque sua graduação, a instituição de ensino, cursos complementares, voluntariados, palestras relevantes das quais participou, todos estes itens irão somar valores na hora da seleção.

4 – Mostre suas habilidades

Para quem não tem nenhuma experiência no mercado, exibir suas habilidades no currículo é mais que essencial. Este já é um campo muito importante do documento, porém, quando se está em busca do primeiro emprego, é algo a que os recrutadores redobrarão a atenção, de modo a entender se você tem o que é necessário para preencher a vaga naquela empresa.

Algumas habilidades que são vistas com bons olhos em um currículo incluem:

– boa comunicação;

– facilidade em trabalhar em equipe;

– bom relacionamento interpessoal;

– proatividade.

Porém, é importante destacar de que esses são exemplos. Inclua em seu currículo apenas aquilo que tiver dentro de suas habilidades, sem mentiras, certo?

 

Viu só como montar um currículo sem experiência não é algo tão complicado quanto parece? Seguindo as dicas do post e, acima de tudo, sendo sincero nas informações que inserir no documento, além claro de ficar atento as regras gramaticais, você tem tudo para despertar o interesse dos recrutadores e ser chamado para uma entrevista de emprego.

Conheça a Avanti RH. Prestamos diversos serviços na área de recursos humanos como consultoria, recrutamento, seleção de candidatos e muitos outros. Acompanhe nosso site e blog, assim você ficará bem informado sobre o mundo coorporativo e também sobre as vagas de emprego disponíveis.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Mais lidos

Fique por dentro!

Assine nossa Newsletter e receba as novidades em primeira mão

Não compartilhamos seus dados com terceiros.

Continue a leitura

Outros posts desta mesma categoria

4 dicas sobre liderança de equipes

Um dos maiores desafios das empresas é encontrar profissionais com a capacidade de liderança bem desenvolvida. Por isso, entender como liderar uma equipe pode ser