Dicas para um planejamento de transição de carreira

É muito comum que as pessoas acreditem que a transição de carreira é apenas para aqueles que estão infelizes com o seu trabalho. No entanto, isso não é verdade. A transição de carreira é uma excelente opção tanto para aqueles que estão insatisfeitos com o trabalho atual, mas também para aqueles que desejam vivenciar novos desafios.

O trabalho é onde passamos a maior parte do nosso tempo.  O local onde você desenvolve o maior número de horas de seus relacionamentos e onde investe a maior parte da sua energia. O que você faz todos os dias, o transforma em quem você é, e será nos próximos anos.

Fazer o que você não gosta na maior parte do tempo da sua vida atual interfere sim na sua saúde e nos seus relacionamentos familiares, amorosos e com seus amigos. Interfere no seu bem-estar, no seu equilíbrio físico e mental e na sua disposição e energia com todas as áreas da sua vida.

Se tornar um profissional respeitado demanda tempo e muito investimento, diante disso, muitas pessoas colocam obstáculos na hora de mudar de área. Mas você sabia que pode aproveitar seus talentos quando ingressar em uma nova carreira?

Por mais que você pense que para mudar precisa fazer alguma coisa totalmente diferente, e pode ser que isso seja verdade, você não precisa e não deve abandonar seus talentos e habilidades. São esses talentos e habilidades que formam a pessoa que você é. Então, muito embora você esteja considerando começar uma nova carreira, pergunte a si mesmo quais são os talentos e habilidades que você já tem. Relembre trabalhos passados (até mesmo esse aí que você detesta!), paixões etc. Pergunte, também qual é a oportunidade específica do mercado de trabalho que você pode perseguir nesse momento com esses talentos e habilidades.

Faça um planejamento de transição de área: o planejamento é o principal para qualquer mudança que desejamos em nossas vidas. Não tome nenhuma atitude sem antes planejar toda a sua transição de carreira. Defina seu objetivo principal e, com base nisto, fragmente seu plano em ações menores e estabeleça prazos e metas para cada uma destas ações.

Sua transição de carreira envolve uma nova graduação? O aprendizado de uma nova língua? Um curso profissionalizante? Um certificado específico emitido por algum órgão regulamentador? Quanto tempo você levará para concluir cada etapa?

Faça um cronograma para que você possa acompanhar o desenvolvimento de cada etapa e avaliar o quão próximo você está de atingir seu objetivo principal.

 

Conte com uma empresa especializada de RH para te ajudar a encontrar a melhor oportunidade. A Avanti possui inúmeras vagas para diversos profissionais! Você pode consultar por meio do nosso site e ficar muito bem informado com o nosso blog. Com esse trâmite, entre nossa gestão de Recursos Humanos e empresas de diversos setores, unimos profissionais qualificados e ideais a empresas sérias e comprometidas. Quem sabe você não é o candidato perfeito que buscamos para uma vaga? Entre em contato com a gente!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Mais lidos

Fique por dentro!

Assine nossa Newsletter e receba as novidades em primeira mão

Não compartilhamos seus dados com terceiros.

Continue a leitura

Outros posts desta mesma categoria

4 dicas sobre liderança de equipes

Um dos maiores desafios das empresas é encontrar profissionais com a capacidade de liderança bem desenvolvida. Por isso, entender como liderar uma equipe pode ser