Está precisando ser mais criativo no trabalho? Acompanhe essas 4 dicas exclusivas!

Profissionais criativos se destacam no mercado de trabalho

No ambiente corporativo, quem tem criatividade se destaca. A famosa frase “pensar fora da caixa” já se tornou ultrapassada, mas faz todo o sentido para empreendedores e colaboradores.

É importante ressaltar que o conceito de criatividade vai além de desenvolver ideias mirabolantes. Em outras palavras, a mente funcionalmente inventiva é aquela que consegue fazer conexões extraordinárias e encontrar soluções que sejam tão eficientes, quanto executáveis.

Diante disso, nós da Avanti RH, trouxemos cinco passos que podem te ajudar a ser mais criativo no trabalho. Acompanhe!

 

1 – Saia da zona de conforto

Inove nas suas ideias. Fuja do que já existe, faça uma pausa nas tarefas habituais, e assim, encontre novas ideias. Novidades trazem a necessidade de cuidar de prováveis riscos, que podem auxiliar na criatividade e no desenvolvimento de soluções diferentes. Que tal fazer uma reunião com a sua equipe em um lugar inovador? Um jardim, talvez. Pode até acontecer uma dispersão, mas você pode criar uma pauta bem definida para que a reunião seja produtiva e diferente. Esse novo ambiente pode render excelentes novas criações.

2 – Estimule a criatividade

Quando estiver fora do trabalho, procure cultivar hábitos que estimulem a criatividade. Aproveite o seu intervalo entre jornadas para fazer atividades pouco comuns ao seu cotidiano. Procure experimentar ver filmes de gêneros que normalmente você não veria, bem como se permita conhecer trabalhos de artistas inéditos aos seus olhos e ouvidos. Se você tem um hobby, pratique-o! Caso não tenha, procure um com urgência! Leia bastante e invista no aprendizado de um novo idioma. Aprenda algo novo a cada dia.

Seja como for, procure vivenciar situações que possam te fazer enxergar diferentes maneiras e propostas para lidar com questões. No final das contas, você e as demais pessoas ao seu redor sentirão os efeitos proporcionados pelos estímulos da criatividade.

3 – Anote tudo, por mais bobo que pareça

Alguns profissionais como jornalistas, publicitários, designers, sempre andam com um bloquinho de papel no bolso. Afinal, os melhores insights vêm em momentos que nem esperamos. Por isso, sempre que tiver uma ideia, anote, crie uma pastinha em seu celular para anotar tudo que vier na sua cabeça de ideias para o seu negócio. Depois, faça uma seleção com as pautas mais relevantes e coloque em prática.

4 – Dormir bem é muito importante e essencial

Muitos profissionais costumam perder horas de sono, trabalhando até muito tarde da noite para finalizar seus projetos. O sono é muito importante para o desenvolvimento do processo criativo. Ao dormir, a área do cérebro responsável pela criatividade é estimulada. Porém, muitas pessoas costumam ser muito ativas a noite e de madrugada. São os famosos notívagos, que devem aproveitar este período produtivo, mas também devem ter o sono reparador em algum momento do dia.

 

Viu só como seguindo essas dicas você pode melhorar e muito a sua criatividade? Exercite sempre a sua mente. O profissional que pensa no futuro, traz credibilidade e se destaca em meio aos seus concorrentes.

Fique ligado no Blog da Avanti RH, por aqui sempre terá boas dicas sobre o mundo corporativo para você se destacar.

 

 

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Mais lidos

Fique por dentro!

Assine nossa Newsletter e receba as novidades em primeira mão

Não compartilhamos seus dados com terceiros.

Continue a leitura

Outros posts desta mesma categoria

4 dicas sobre liderança de equipes

Um dos maiores desafios das empresas é encontrar profissionais com a capacidade de liderança bem desenvolvida. Por isso, entender como liderar uma equipe pode ser