Candidatos bem selecionados geram lucros para as empresas

A importância de planejar e executar cada etapa do processo seletivo

Atualmente, as empresas são cobradas em inúmeros aspectos, sejam cobranças internas: por melhores resultados e maior qualidade na produção; ou externas: como cuidados para evitar acidentes de trabalhos e cotas para serem atendidas. Sendo assim, o processo de recrutamento e seleção de candidatos deve ter objetivos claros, e atentar-se às necessidades da empresa e ao atendimento de todas estas demandas.

Afinal, a companhia não tem tempo a perder. E não há nada mais frustrante que investir em um profissional, e com o tempo perceber que fez uma péssima escolha.

Seguir de modo adequado cada etapa do processo de recrutamento e seleção é o que faz toda a diferença, possibilitando escolher, de acordo com as necessidades do cargo, o candidato apto à preencher uma vaga. A escolha de bons profissionais é um aspecto primordial no sucesso organizacional. Candidatos bem selecionados constitui um investimento em tempo e dinheiro que proporciona excelentes resultados a curto e longo prazo.

O planejamento do processo de seleção e contratação precisa ter metas e objetivos bem definidos e facilmente compreensíveis. Por isso é importante apontar: os requisitos imprescindíveis para preencher uma vaga; as capacitações necessárias ao profissional desejado; os responsáveis por cada etapa da seleção e o tempo de duração do processo. Só com este briefing bem definido o recrutamento será um sucesso.

 

Recrutamento interno e externo

O recrutamento interno é quando, para o preenchimento de uma vaga, a empresa remaneja seus próprios funcionários, que podem ser promovidos (movimentação vertical) ou transferidos (movimentação horizontal) ou ainda os que são transferidos com a promoção (movimentação diagonal).

Este tipo de recrutamento é o primeiro que deve ser levado em consideração. É um erro esquecer a possibilidade de promover um funcionário através do recrutamento interno; pois, um bom profissional que se empenha ao máximo para contribuir com a organização, é motivado, criativo, sabe até onde vai sua autonomia, certamente deseja ser valorizado e reconhecido.

Assim, com a disponibilidade de uma vaga que pode oportunizar o crescimento desses profissionais, inicialmente o mais indicado é buscar preenchê-la com os funcionários da própria empresa, através do recrutamento interno.

Embora o recrutamento interno tenha a possibilidade de aproveitar os funcionários que já trabalham na empresa, o recrutamento externo também tem suas vantagens, principalmente no que se refere à renovação de ideias. No recrutamento externo pode-se contar com candidatos reais ou potenciais, sejam eles disponíveis ou aplicados em outras empresas.

O recrutamento externo nada mais é que a busca de candidatos fora da empresa e aí candidatos bem selecionados fazem toda diferença.

Uma consultoria especializada, como a Avanti RH, ajuda no processo de recrutamento desde o seu começo. Ela realiza um planejamento — desenvolvido a partir do momento em que sua equipe se senta com o gestor ou com o RH da empresa — e monta o esboço da posição desejada com base em diferentes questionamentos.

Por ter experiência em fazer esse tipo de análise diariamente, além de contar com conhecimento de mercado e da região, os seus questionamentos no início do processo seletivo contribuem para reduzir o seu tempo e custo, e aumentar sua eficiência. Quer conhecer mais sobre os benefícios do trabalho em conjunto com a Avanti RH? Entre em contato com nossa equipe de especialistas!

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Mais lidos

Fique por dentro!

Assine nossa Newsletter e receba as novidades em primeira mão

Não compartilhamos seus dados com terceiros.

Continue a leitura

Outros posts desta mesma categoria

4 dicas sobre liderança de equipes

Um dos maiores desafios das empresas é encontrar profissionais com a capacidade de liderança bem desenvolvida. Por isso, entender como liderar uma equipe pode ser