Treinamento de funcionários: 4 técnicas eficazes para aplicar

Com os mercados cada vez mais competitivos destacam-se aqueles que conseguem aproveitar todo o potencial da sua força de trabalho.

Você já entende que é importante investir no treinamento de colaboradores para sua empresa obter sucesso no mercado, não é mesmo? Porém, existem muitas opções e formatos de treinamentos que podem ser feitos. Também existem treinamentos voltados para cargos específicos e momentos ideais para cada tipo de ação.

Para acertar em cheio no investimento em treinamento de colaboradores existem algumas dicas que podem ser seguidas. Pensando nisso, nós da Avanti RH, separamos neste artigo alguns itens importantes. Se você deseja aplicar um treinamento de colaboradores ideal e certeiro, confira até o final as nossas dicas.

 

1- Estude e decida qual o objetivo do treinamento

Esse passo é de extrema importância, pois só assim você poderá medir, ao final da ação, se ela foi bem sucedida. Assim sendo, faça um diagnóstico cuidadoso. Nesse momento você deve pensar: “o que me levou a ter a iniciativa de oferecer um treinamento de colaboradores?”. Essa resposta pode ser:

  • Objetivo de melhorar o ambiente de trabalho;
  • Aumentar a produtividade de um setor;
  • Reduzir os níveis de acidente e abstenteísmo;
  • Apresentar um novo equipamento, estratégia ou método de trabalho;
  • Ser uma ação de reciclagem para equipes específicas;
  • Treinar o time para aumentar a sua qualificação em geral, etc.

Com esses tópicos, o objetivo é deixar claro que os treinamentos podem ser oferecidos por vários motivos. Cabe a você definir aquele que se enquadra na sua empresa. A partir de então, poderá desenvolver um bom material.

2- Para quem será oferecido o treinamento de colaboradores?

Após definir o objetivo do treinamento, é hora de entender quem irá recebê-lo. Afinal, esse será um treinamento abrangente ou apenas para setores específicos? Assim sendo, qual linguagem deverá ser utilizada? Quais os materiais necessários para obter sucesso no treinamento?

É preciso ter o seu público bem definido para essas questões. Aqui, você também descobre se precisará de um grande espaço físico para realizar o treinamento ou o fará via online, por exemplo.

3- Desenvolva um método de avaliação do treinamento

Para isso você pode utilizar estatísticas e dados. Por exemplo: se o seu treinamento foi ofertado a fim de melhorar a produtividade de um setor, você pode comparar os dados de antes e depois o treinamento. Também pode realizar testes/avaliações para saber se os conhecimentos foram bem absorvidos.

Outro ponto importante na avaliação do treinamento de colaboradores é incentivar e valorizar o feedback. Peça a opinião deles sobre o que foi ensinado. Assim, você saberá o que pode mudar para o futuro – e também os ensinamentos que funcionaram.

4- Torne o treinamento de colaboradores uma rotina na sua empresa

A aprendizagem deve fazer parte da cultura da sua empresa. Quanto mais você investir em treinamentos e capacitação eficazes, mais resultados colherá em curto, médio e longo prazo. Por isso, o processo de aprendizagem por meio de treinamentos para colaboradores deve ser contínuo e constante.

 

Técnicas anotadas? Agora coloque em prática e conte pra gente. Continue acompanhando o nosso blog. Por aqui, você sempre fica bem informado sobre o mundo corporativo, com dicas valiosas para você se destacar.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Mais lidos

Fique por dentro!

Assine nossa Newsletter e receba as novidades em primeira mão

Não compartilhamos seus dados com terceiros.

Continue a leitura

Outros posts desta mesma categoria

4 dicas sobre liderança de equipes

Um dos maiores desafios das empresas é encontrar profissionais com a capacidade de liderança bem desenvolvida. Por isso, entender como liderar uma equipe pode ser